Fazer uma capa para cadeira

Por vezes temos uma cadeira que gostamos muito, estofada ou não e que queremos dar um ar mais novo, ou apenas preservar o lindo estofo.
Veja como pode fazer uma capa sem grande problema. Se não tiver máquina de costura, pode coser a capa à mão, e aí não coloque o vivo, porque com o vivo, estará a coser três tecidos e será muito duro coser à mão.




Poderá ser estampada, em xadrez ou lisa. Fica à sua escolha e ao seu critério.
Tire as medidas e faça em papel de jornal o tamanho do assento, das costas e da altura da própria cadeira e do espaldar.
Pode também fazer para forrar um cadeirão sem braços, o esquema é o mesmo.



Coser os tecidos que cortou, segundo o molde. Adapte o molde que está a seguir, para o formato da sua cadeira, vendo a largura do espaldar, essencialmente esse pormenor e o formato e tamanho do assento, são muito importantes.



Cosa o vivo, se estiver a usar a máquina de costura, se estiver a coser à mão aconselho-a a não usar o vivo, porque teria de ter uma agulha muito mais forte, das de estofador, para que passe sem esforço pelas três camadas de tecido. Geralmente são curvas.
Mas também lhe digo, já fiz e prefiro sempre, sem vivo. São muito mais práticas e até mais fáceis de lavar e engomar. Depois como não tem o vivo, o tecido cai melhor, dá muito menos trabalho e pode de uma assentada, fazer duas capas iguais ou de tecidos diferentes. Quando tem uma a lavar, coloca a outra.



Veja ideia do molde para a cadeira apresentada. Por este guia, pode facilmente fazer o molde em jornal e depois cortar o tecido.


Aqui a ideia num cadeirão sem braços. Este tecido é adamascado, para um ambiente romântico na ideia que adoro, vintage romantic.


Gostou da ideia? Então toca a trabalhar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo