Pequenas ideias para decorar

Os acessórios de decoração são tão importantes como os móveis. Mas podemos fazer muitos deles, ou recuperar outros.  Algumas ideias para alindarem o vosso lar, fazendo nós próprios os acessórios e gastando muito pouco.

Para fazer esses acessórios podemos recuperar coisas. Uma antiga lata de biscoitos, pode facilmente transformar-se num candeeiro.




Um pouff já antigo pode ser transformado em algo mais agradável e mimoso.



Colocaram-se uns pés de madeira e fez-se um vestido, para cobrir o pouff. Aqui está ele renovado.
 Estas capas pode fazer com estampados a coordenar com os cortinados e almofadas.
As almofadas são muito importantes. Podemos sempre ter um pequeno baú, por baixo de uma janela onde colocar as suplementares. Faça almofadas personalizadas. Se não tem máquina de costura, borde as que já tem, ou coloque aplicações de tecidos, assim pode variar sem gastar muito dinheiro. Será mais uma questão de trabalho seu e paciência.



Numa loja de velharias podemos comprar um móvel, uma escrivaninha, uma vitrina ou uma mesa, cómoda ou guarda roupa, transformá-lo e esse acessório pode dar muito encanto  à nossa decoração.



Podemos ser criativos e ter um cesto no quarto para colocar as almofadas que temos a mais, ou mesmo na sala. A cabeceira da cama pode ser feita por nós, com madeiras de demolição, ou de móveis que já estão incapazes de ser reparados.




Num jantar de família ou amigos ou simplesmente numa ocasião de aniversário de alguém da casa, no almoço de domingo, podemos inovar e criar umas argolas de guardanapo diferentes, esta é apenas uma ideia das mil e uma possíveis.




Se comprarmos roupa branca para o nosso quarto ela é muito mais barata do que a já bordada. Podemos comprar de melhor qualidade e depois bordarmos em casa. Mesmo o estilo ingénuo, ou ingénuo, fica bonita, Veja o exemplo e diga que não gosta. Bordados simples em ponto pé de flor, ponto cadeia ou ziguezague. Se não sabe bordar, ponha sianinhas, ou gregas e bordados inglês, aplicações de rendas e tantas outras coisas. Ou cosa apenas uma tira de tecido florido de um dos lados das almofadas.

Um cesto para colocar as nossas revistas, desse modo estão todas arrumadinhas e ficamos com as mesinhas de apoio da sala, livres para aí colocarmos o tabuleiro do chá, e tomar um lanche em família. Para colocar o nosso livro ou o trabalho que temos em mãos.



Um candeeiro/luminária feito com os fundos das garrafas pet. Vejam como parece outra coisa. Requer apenas recortar os fundos das garrafas, fazer uns furinhos em dois lados daquela espécie de flor de plástico, colocar argolinhas e ligá-las a uma base metálica que se compra nas casas de especialidade.



Para um belo centro de mesa umas velas flutuantes e umas folhas de rosa, numa taça já existente, qualquer uma dá, desde que seja larga e baixa, e aí está, algo bem fora do vulgar e feito em casa.

Mais uma idéia, para um jantar romântico. Terá apenas que comprar as velinhas oo resto tem certamente em casa.



Uma gaiola antiga, transforme-a em porta velas. Lixe-a bem, para tirar ferrugem e restos de tinta e pinte-a de cinza claro ou noutra cor que prefira. Lá dentro coloque flores e velas perfumadas. Também aqui só precisará de comprar as vela, se tiver a gaiola.

Garrafas usadas como candelabros. De diferentes feitios, cores e tamanho, para um fim de semana romântico lá no sítio, ou numa casinha de férias, na sua varanda ou no quintal.
Uma boa ideia para reciclar as garrafas que achar mais bonitas.



Não tem cabeceira de cama, que tal esta ideia, colocar duas filas que condigam com a largura da cama, em papel ou em pano, criando uma faixa de chão ao tecto. Veja como fica janota e muito original. Cansou do papel ou do tecido, tira e coloca outro ou muda a cabeceira.



Expor uma pequena colecção de espelhos numa parede entre janelas. Assim a sala ganha brilho e luz.


Misturar em molduras coloridas os desenhos das crianças, como se fossem obras e arte com as fotografias de família. Pinte a parede onde expõe estas pequenas maravilhas numa cor brilhante e viva, para que os miúdos fiquem orgulhosos.



Numa sala mais formal, colocar uma colecção de quadros sobre um tema, como estes, com conchas, pedras e estrelas do mar. Quebrar a monotonia da sala pintando uma ou duas paredes de uma cor suave mas alegre.




Faça os seus quadros. Compre papel de desenho, marque círculos concêntricos com variados objectos que tenha em casa(tigelas, caixas, chávenas)  pinte-os com aguarelas. Deixe secar bem e emoldure-os. Se não ficarem absolutamente perfeitos não se arrelie, têm valor porque foram feitos por si. E não esqueça de assinar...



Já está farta dos seus cortinados e não sabe o que fazer. Esta é uma ideia, coser botões diversos..mas podem ser flores de feltro, flores de chita que recortou, missangas, etc. Tanta coisa que se pode fazer para alegrar algo, ou apenas reformar e recuperar para durar mais um tempo, o limite é a nossa imaginação. Pode também fazer rosetas de crochet, fazer passarinhos ou borboletas em tecido e aplicá-las aos cortinados e às almofadas...infinitas possibilidades. E gastando pouco ou quase nada.


Como vê, são apenas algumas das muitas ideias que existem para decorarmos gastando pouco.
Espero que tenha gostado e que aprecie as ideias.

Ideias originais desconheço autorias com excepção para as de Kika Reichert, Martha Stewart, outras reproduções de revistas e google images.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Roupas de verão em croché

Crochets e tricots ainda para o frio

Roupa linda DIY - Faça você mesmo